Pesquisar

Programa de Prevenção e Refreamento da Violência Sistemática Escolar

Objetivos:

* prevenção da intimidação ou violência sistemática escolar;
* refreamento da intimidação ou violência sistemática interpessoal que foi catalisada e acelerada durante a pandemia;
* fornecer aos gestores um mapa da intimidação ou violência sistemática escolar;
* prover suporte jurídico para adequação das normas, prevenindo litígios;
* preparar gestores escolares, professores e demais profissionais das escolas envolvidas, que atuam junto aos alunos, para reconhecer e atuar ativamente contra a violência sistemática escolar;
* aproximar as famílias das escolas visando conversar sobre esse problema;
* auxiliar as famílias e os alunos a se tornarem parte da solução.

Características gerais do programa de prevenção e refreamento da violência sistemática escolar:

•  abrange todos os alunos;
• segue o arcabouço teórico do pesquisador sueco Dan Olweus, pioneiro no estudo da intimidação ou violência escolar, cuja pesquisa influenciou a legislação sobre o tema em diversos países, inclusive a do Brasil;
• atua em toda a comunidade escolar, começando pelos gestores e indo até as famílias, passando pela equipe da escola e alunos.

O programa está dividido em 6 fases:
1- Jurídica;
2- Preparação dos Gestores Escolares;
3- Mapeio da Intimidação ou Violência Escolar;
4- Capacitação de Professores e Profissionais que Atuam Junto ao Alunado;
5- Engajamento dos Alunos; e, finalmente
6- Aproximação com Pais e Responsáveis.

Entre em contato conosco para mais informações.

Agende uma conversa para que nossa equipe entenda a sua necessidade e possa oferecer aquilo que você precisa.

Alguns dos seminários que a 2C tem para sua equipe:

Por que o aluno capaz não está aprendendo? Por que algumas audiências parecem resistir a serem cativadas? Por que meu filho não consegue estudar sentado ou na hora de estudar canta ou mesmo desenha?

Essas e outras questões semelhantes podem ser respondidas e trabalhadas ao se entender que as pessoas têm estilos diferentes de aprendizado.

Conseguir identificá-los e abordá-los é fundamental no processo de ensinar a aprender.

Identificar o seu próprio estilo vai ajudá-lo na condução de seu processo pessoal de aprendizado e a aceitar o processo dos demais que estão ao seu redor, incluindo os que estão aprendendo com você.

Seminário – 7 Estilos de Aprendizagem. Duração 4h.

Solicite programação, custos e investimento AQUI

Há muitas maneiras de conduzir o processo de aprendizagem, mas há uma forma de fazê-lo em que, aquele que está sendo ensinado se torna um cooperador no seu próprio processo em parceria com sua turma.

Atualmente os alunos tem sido passivos no aprendizado, na grande maioria das instituições de ensino. Mesmo com o uso de dinâmicas, atividades ou equipamentos especiais, mesmo quando há uso de tecnologia ou quando a tarefa envolve grupos, os alunos podem estar ativos, mas não cooperativos. Podem estar mobilizados, mas não comprometidos com o processo de aprender.

A Metodologia Cooperativa de Aprendizado trás o aluno para dentro do processo de aprender. Portanto ele se torna protagonista do seu próprio desenvolvimento pessoal. Quanto mais ele coopera, mais ele se apropria dos conteúdos.

Quando o professor domina esta metodologia, ele conduz seus alunos de forma natural e envolvente, a cooperação. Os alunos se veem como parte fundamental do processo e se tornam cada vez mais motivados.

Seminário – Metodologia Cooperativa de Aprendizado. Duração 8h.

Solicite programação, custos e investimento AQUI

Por que está cada vez mais difícil conseguir o domínio de turma? Por que alguns conseguem dominar sua turma mais facilmente que outros? O que você e sua equipe podem fazer para dominar melhor suas turmas ou mesmo “aquela turma”?

Existem técnicas de domínio de turma que, quando aprendidas e postas em prática, tornam a vida do professor mais tranquila, menos estressante e cansativa, tornando o ensino mais prazeroso e aumentando a satisfação profissional.

O professor pode descobrir que não precisa perder a sua voz, brigar, se deixar ofender, ou exigir o respeito de seus alunos; não precisa chegar em casa exausto, desgastado e com pouca vontade de retornar ao trabalho no dia seguinte.

Seminário – Técnicas de Domínio de Turma. Duração 8h.

Solicite programação, custos e investimento AQUI

Diretores, administradores, coordenadores, professores, conselhos e donos de instituições de ensino podem usufruir tanto da consultoria quanto do processo de coaching.

Por exemplo, o dono de uma escola pode contatar a 2C e pedir para si encontros de coaching. Também pode contratar a consultoria para a sua escola para suporte de sua equipe pedagógica, coordenação e/ou professores. Ou pode solicitar coaching juvenil para o seus alunos (do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio).

O coordenador de uma disciplina ou segmento pode solicitar a 2C encontros de coaching para si ou para suporte de sua equipe.

A instituição de ensino pode também formar uma ampla parceria com a 2C, usufruindo de todo know how que a 2C possui para suporte aos professores e coordenadores, melhoria do ambiente escolar, aumento do desempenho dos alunos, combate aos comportamentos de risco entre os alunos, facilitação no relacionamento com pais, solução de conflitos, redução do bullying, educação de caráter, desenvolvimento de competências socioemocionais, entre outros.

Clique aqui e envie uma mensagem que um de nossos consultores entrará em contato.

A equipe da 2C está apta a elaborar palestras sob medida para sua escola, tanto para os pais quanto para professores ou alunos.

Alguns exemplos de temas já solicitados: Urgente X Importante; Autoridade, Liderança e Domínio de Turma; Linguagem não verbal e Postura Profissional; A Nova Realidade das Famílias (um novo quadro social e seu impacto em todas as áreas profissionais, incluindo a educação); Bullying; Autogestão do Tempo; O que é e o que não é o Coaching; Quais os Benefícios do Coaching ( e como obter o proveito máximo dele); Realidade Global da Juventude; Os 6 Pilares do Caráter, etc.

A equipe da 2C está apta a elaborar palestras sob medida para sua escola, tanto para os pais, quanto para professores ou alunos.

Alguns exemplos de temas já solicitados:

  • Autoridade, Liderança e Domínio de Turma
  • Linguagem Não Verbal e Postura Profissional
  • A Nova Realidade das Famílias (um novo quadro social e seu impacto em todas as áreas profissionais, incluindo a educação)
  • Bullying
  • Autogestão do Tempo
  • O que é – e o que não é – o Coaching
  • Quais os Benefícios do Coaching ( e como obter o proveito máximo dele)
  • Realidade Global da Juventude
  • Os 6 Pilares do Caráter

Clique aqui e envie uma mensagem que um de nossos consultores entrará em contato.

Conversa Sobre Bullying com seu Filho:

Caso você saiba ou suspeite que seu filho sofreu bullying ou mesmo praticou bullying contra algum colega, aqui abaixo seguem algumas orientações que podem ajudar na sua primeira conversa. Não deixe de ler nossa cartilha “Como Ajudar seu Filho” Criamos, além da cartilha, outras boas fontes de informação sobre o assunto – duas playlists em nosso canal no Youtube – https://www.youtube.com/jotacoelho2c “Vencendo à Violência Sistemática” e “Decifrando o Bullying” e lançamos o livro “Posso te Ajudar? – Guia para Combater a Violência Escolar Sistemática” que você poderá encontrar em breve no Amazon.

Voltando a sua conversa com seu filho, antes de mais nada, afirme seu amor incondicional. Diga que irá tentar entender e que seu filho terá que ter paciência ao explicar, já que você realmente quer compreender.”

Você vai fazer uma série de perguntas para montar em sua mente um quadro do que ocorreu. E uma outra série de perguntas para tentar viabilizar a melhor forma de ajudar. A ideia é vocês trabalharem juntos para resolver esse problema.

  1. Prepare-se para ouvir.
  2. Evite fortes reações emocionais. Elas podem fechar a porta da comunicação.
  3. Se há suspeita de que ele sofreu ou fez bullying, pergunte:
    • O que fizeram? (ou O que você fez?)
    • O que falaram? (ou O que você falou?)
    • Quantas vezes aconteceu?
    • Em que horas aconteceu?
    • Em que locais?

Essas primeiras perguntas são úteis para você ajudá-lo a organizar as informações. Mas isso não é tudo. Há um outro grupo de perguntas que tem o objetivo de ajudar seu filho a encontrar maior consciência de si mesmo e saídas para a situação. Perguntas como:

  1. Como você se sentiu? (se ele for o agressor: O que você acha que o agredido sentiu? Como seria estar no lugar dele?)
  2. O que você poderia fazer diferente?
  3. Como posso ajudar você nisso? (se ele for o agressor: Como você pode reparar o dano que causou? Como eu posso te ajudar nisso?)

Você pode encerrar essa 1ª conversa ajudando seu filho a elaborar um 1º esboço de um Plano de Ação.

Você pode contar com o aconselhamento profissional da 2c. Escreva pra nós e peça para agendarmos uma sessão de avaliação. Você pode usar o contato@consultoria2c.com.br ou o “contato” aqui da página.

Não deixe de ler a nossa cartilha “Como Ajudar seu Filho a Vencer o Bullying”! Aproveite todas as orientações e informações que dispomos sobre o assunto em nosso canal no Youtube e no livro que lançamos para ajudar sua família